Otohematomas
Otohematoma, ou hematoma da orelha, é a presença de sangue entre a pele e a cartilagem da orelha. Pode ocorrer por diversas causas, como após otite, sarna ou picada de insetos. Estes acontecimentos costumam causar um reflexo de coceira, e o balanço da cabeça ou o ato de coçar a orelha pode causar um trauma no pavilhão auricular, rompendo vasos sanguíneos, causando otohematomas.
O tratamento de acordo com cada caso deverá ser avaliado pelo veterinário podendo ser de tratamento clínico ou cirúrgico; pode-se fazer desde uma punção ou até outros procedimentos mais sofisticados. É importante, porém, tratar a causa primária, ou seja, o problema que ocasionou o traumatismo.
Essa é a Princess. Além de outros problemas de saúde, ela teve otohematomas por mais de uma vez (veja a primeira foto). A foto no topo mostra a presença de sangue entre a pele e a cartilagem da orelha. Foi necessária cirurgia, na qual após drenar o sangramento, o médico veterinário posicionou e suturou botões na orelha para manter os 2 lados da orelha juntos e impedir que mais líquido infiltrasse. Depois, foi feito curativo mantendo a orelha para cima, para facilitar a drenagem.
Fotos gentilmente cedidas por tashab. Postagem original para Guinea Lynx Records.
Quer conhecer a emocionante história da Princess?
Leia sua crônica "The Princess and the Flower" (em inglês)