Cálculos Urinários

    Os cálculos urinários (ou "pedras") são estruturas duras como pedra que se formam na bexiga. Algumas vezes se alojam na uretra. Os cálculos em porquinhos da índia são normalmente formados de carbonato de cálcio e são mais frequentes em fêmeas com mais de 3 anos de idade.    Em raros casos, cálculos podem se formar nos rins e ureteres. Nestes casos, nem sempre há tratamento.

    Caso um cálculo se aloje na uretra, causará muita dor e pode obstruir a passagem de urina. Isso é ainda mais perigoso nos machos, por terem a uretra mais estreita e comprida.

Se seu porquinho não está urinando, isso é uma emergência!

     Outra condição relacionada aos cálculos são os cristais urinários. São partículas de cálcio que se alojam nas paredes da bexiga podendo causar bastante irritação.

 

 

Sintomas

• Presença de sangue na urina
• O porquinho chora ao urinar

• O porquinho chora ao evacuar

    Se seu porquinho da índia está chorando ao urinar ou evacuar e está com a postura encurvada, leve-o ao seu veterinário de confiança e peça que sejam feitos exames. Lembre-se de que ao sentir dor, o porquinho pode deixar de comer. Respiração dificultosa também pode ser sintoma de dor. Por isso, esteja atento a qualquer mudança no padrão de alimentação ou comportamento de seu porquinho da índia. Pesar seu porquinho semanalmente é uma ótima maneira de acompanhar sua saúde.

    O veterinário irá examinar seu porquinho, palpando o abdômen. Como nem todo cálculo é sentido à palpação, é importante que sejam feitos exames, como raio-x (de frente e perfil) ou ultrassom. Um exame de urina poderá ajudar a ver se há presença de bactérias ou sangue na urina.  

 

Tratamento

    O tratamento geralmente é cirúrgico. Ainda que seja necessária cirurgia, é muito importante que o veterinário faça um raio-x imediatamente antes da cirurgia para averiguar se o(s) cálculo(s) permanece(m) ali, ou mesmo se houve formação de novos cálculos. Em geral, porquinhos não conseguem liberar os cálculos por conta própria através do canal urinário, mas isso pode ser possível se forem pequenos.

(Fotos deste artigo gentilmente cedidas por Denice Stout, cálculos da porquinha da índia Scruffles. Postagem original no Guinea Lynx Forums)

 

Prevenção

    Infelizmente, a causa da formação de cálculos urinários em porquinhos da índia ainda não é bem conhecida. A genética parece ter uma grande contribuição. Porém, algumas medidas podem ser tomadas e tem sido de grande ajuda para porquinhos que sofrem deste problema:

Dieta de qualidade. Como informado, a grande maioria dos cálculos em porquinhos são de carbonato de cálcio. Uma dieta com uma relação cálcio/fósforo equilibrada pode ser de grande ajuda. Isso inclui:

    - Feno de capim à vontade. É a base da dieta do porquinho da índia.

    - Ração própria para porquinhos da índia com boa relação cálcio/fósforo (leia sobre a ração Kleenmama aqui);

    - Verduras e legumes variados;

    - Aumentar quantidade de líquido.

Exercício. Incentive seu porquinho a exercitar-se. O exercício incentiva seu porquinho a beber mais líquidos, prevenindo a formação de cristais e cálculos na bexiga. Além disso, exercícios diminuem a chance de que seu porquinho seja obeso, o que trará outros problemas à saude.

Forração adequada. Mantenha seu porquinho em forração sempre limpa e seca. Se seu porquinho tem pelagem longa, mantenha os pêlos do bumbum sempre bem aparados. Se o cercadinho de seu porquinho está frequentemente sujo e molhado, ele terá maior chances de ter infecções urinárias. Forração com soft é uma excelente alternativa para manter seu porquinho sempre sequinho.

 

Suplementos

Chá de Quebra-Pedras: Vários donos tem utilizado este chá com sucesso. Essa erva tem ajudado porquinhos a lidar com a dor e a inflamação causada por problemas urinários.