Sons

Porquinhos da índia são animais muito vocalizados, com um repertório diferenciado para cada ocasião.

Você sabe o que seu porquinho da índia está tentando te dizer? Aprenda aqui!

(clique no título de cada som para ouvir)

 

♪ Diálogo

Resmungo, som baixo e curto = Diálogo, manter contato com os outros porquinhos.

♪ Hora de Comer!

Cuííí, cuííí, cuííí ! = Pode estar pedindo atenção, ou... É hora de comer! A maior felicidade de um dono é quando o porquinho fica completamente louco ao ouvir o barulho da porta da geladeira ou do saco da ração. Não se esqueça desse som, seu porquinho ficará muito contente!

♪ Satisfação

Porquinho na hora do colo: "Continua que tá gostoso..."

♪ Arrepio / Territorial

Sinal de alerta a sons desconhecidos, altos ou desagradáveis. Também fazem esse som algumas vezes quando se coloca alguma verdura que gostem muito. Por que? Porque esse som também é territorial; estão dizendo "é meu, é meeeu!"

♪ Ameaça

Quando dirigido a outros porquinhos, a outros animais intrusos e mesmo a alguns humanos, significa ameaça; em relação ao dono pode significar: "Põe-me na gaiola ou você pode ficar molhado!".

♪ Dor

O guinchar agudo de um porquinho sinaliza medo, desespero, dor. Na natureza, podem estar indicando a outros porquinhos que um predador se aproxima. 

♪ Cadê você?

Quando deixam se sentir a presença de um companheiro porquinho: "Ué, cadê você?"

♪ A Canção

Talvez um dos maiores mistérios e raro de ouvir: o porquinho pára quase que em transe e começa a "piar" como um pássaro num crescendo, fazendo todos os outros porquinhos parar também. Quando acaba tudo volta ao normal sendo que às vezes os outros vão cheirá-lo como se para ver se ele está bem.

Postagem original: http://os3porquinhos.tripod.com/sons.htm

Publicado e adaptado com autorização.