Como cuidar das unhas?

     Os cuidados com as unhas devem fazer parte da rotina de cuidados gerais. As unhas dos porquinhos da índia crescem constantemente. Em alguns casos, crescem retas; em outros casos podem encurvar para baixo ou até mesmo entortar para um dos lados, prejudicando o caminhar.

     As unhas dos filhotes são curtas e afiadas. Com o tempo, as unhas se tornam mais frágeis e irregulares. Porquinhos que recebem cuidados com as unhas desde cedo se acostumam e aceitam mais facilmente este procedimento. É recomendado que se avalie as unhas mensalmente, e que sejam aparadas se necessário.

     Primeiramente, observe. Sente-se com seu porquinho no colo em uma posição confortável; avalie as unhas. Note que as unhas possuem uma parte central avermelhada: esta parte é vascularizada, é a parte “viva” da unha. Se você cortar nesta parte, causará sangramento que demora a estancar. Portanto, certifique-se de cortar apenas a ponta, longe da parte central, avermelhada. Você pode utilizar um cortador de unhas comum ou para gatos.

Atenção: Se você não se sente seguro a realizar este procedimento, não faça! Leve seu porquinho da índia a um veterinário, para que este realize o corte das unhas. Deste modo você aprenderá na prática como este procedimento deve ser realizado, já que esta será uma tarefa necessária periodicamente.

     Se seu porquinho é filhote, comece aos poucos a cortar apenas a pontinha, para que as unhas não fiquem tão afiadas, e para que ele se acostume ao procedimento. Se seu porquinho for adulto, e as unhas estiverem muito grandes, não tente cortar de uma vez, pois haverá uma grande parte vascularizada. Essa parte cresce junto com a unha. Então, corte uma pequena parte uma ou duas vezes na semana, assim este centro vascularizado irá retroceder, até que a unha fique em um tamanho adequado.